
Olimpíada do Conhecimento prepara profissionais para trabalhar com construção industrializada
A construção industrializada é fator determinante para a modernização da construção civil e para o país enfrentar o déficit habitacional de mais de seis milhões de moradias, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Uma grande contribuição para a construção industrializada, além dos produtos pré-moldados na obra, são os sistemas Steel Framing e Wood Framing.
Por isso, entre as 58 ocupações que estarão em disputa na Olimpíada do Conhecimento 2014, a área de Construção e Edificações tem uma delas totalmente dedicada ao Sistema Drywall e Gesso. Esse sistema trata de uma verdadeira industrialização da construção civil, fato que seguramente irá abrir espaço para os estudantes do SENAI que disputarão uma colocação nessa ocupação, entre os dias 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte (MG).
Além do Sistema Drywall e Gesso, a área de Construção e Edificações terá disputadas nas profissões de Escultura em Pedra, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Instalação Hidráulica e a Gás, Eletricidade Predial, Construção em Alvenaria, Pintura Decorativa, Marcenaria de Móveis, Marcenaria de Estruturas, Carpintaria de Telhados, Jardinagem e Paisagismo e Refrigeração e Ar-Condicionado.
Na área de drywall, algumas escolas do SENAI ainda estão se preparando para o sistema considerado novidade no Brasil, mas que vai abrir muitas vagas para profissionais.
Isso acontece, por exemplo, no SENAI de João Pessoa (PB). Segundo o instrutor de Formação Profissional do SENAI-PB, Josenildo Vieira, o sistema de construção com stell frame está se iniciando na Paraíba. E, como ainda não existe mão de obra especializada na região, ele considera esse segmento da construção civil como uma grande oportunidade para seus alunos.
“Quem fizer o curso de drywall no SENAI terá emprego garantido aqui em João Pessoa. Ainda não vamos levar nenhum competidor para a Olimpíada do Conhecimento deste ano. Mas, vamos nos preparar para a próxima, em 2016”, disse Vieira.
Na sua opinião, o drywall tem a vantagem da rapidez na obra, limpeza do canteiro de obras, e por sobrecarregar menos a estrutura da edificação. Explicou que os alunos do SENAI da Paraíba ficam até assustados com esse processo construtivo, e quando entendem como é realmente feito, começam a ganhar confiança.
“Nossa escola está fazendo parceria com um fabricante de drywall de nosso estado, para iniciarmos as aulas ainda este ano. O mercado está exigindo a formação desses profissionais”, informou Josenildo Vieira.